SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue02A recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil: contrafaces de uma históriaA Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório metodista nas mãos da criança brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

WARDE, Mirian Jorge. G. Stanley Hall e o child study: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.243-270. ISSN 2238-0094.

Este artigo trata do child study nos Estados Unidos entre fins do século XIX e primeira década do século XX. A figura destacada é a de G. Stanley Hall, que liderou o movimento tanto no seu âmbito mais amplo, incluindo professores primários, jardineiras e pais, como no sentido estrito de criação de um campo de estudo para o qual disciplinas convergiriam para o estudo da criança e do adolescente nas suas mais diferentes dimensões. No início, o epicentro institucional do child study foi a Clark University, presidida por Hall, tendo sido o seu órgão principal de divulgação a revista Pedagogical Seminary. Além de examinar o evolucionismo específico do child study comandado por Hall, o artigo aborda o processo de hegemonização da Psicologia sobre as demais disciplinas nos estudos da infância.

Keywords : Child Study; G. Stanley Hall; Psicologia; Evolucionismo; Pedagogical Seminary.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )