SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02A recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil: contrafaces de uma históriaA Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório metodista nas mãos da criança brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

WARDE, Mirian Jorge. G. Stanley Hall e o child study: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.243-270. ISSN 2238-0094.

Este artigo trata do child study nos Estados Unidos entre fins do século XIX e primeira década do século XX. A figura destacada é a de G. Stanley Hall, que liderou o movimento tanto no seu âmbito mais amplo, incluindo professores primários, jardineiras e pais, como no sentido estrito de criação de um campo de estudo para o qual disciplinas convergiriam para o estudo da criança e do adolescente nas suas mais diferentes dimensões. No início, o epicentro institucional do child study foi a Clark University, presidida por Hall, tendo sido o seu órgão principal de divulgação a revista Pedagogical Seminary. Além de examinar o evolucionismo específico do child study comandado por Hall, o artigo aborda o processo de hegemonização da Psicologia sobre as demais disciplinas nos estudos da infância.

Palavras-chave : Child Study; G. Stanley Hall; Psicologia; Evolucionismo; Pedagogical Seminary.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )