SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02G. Stanley Hall e o child study: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

PANIZZOLO, Claudia. A Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório metodista nas mãos da criança brasileira. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.271-293. ISSN 2238-0094.

Os missionários e educadores norte-americanos, fundadores de igrejas e de escolas metodistas no Brasil, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, apresentavam como missão a implantação da civilização, dos hábitos e dos costumes protestantes no país escolhido como campo para semeadura da Palavra de Deus. Além da fundação dos colégios, o projeto civilizatório metodista previa alcançar a alma das crianças, por meio da criação de uma revista voltada a elas, a Revista Bem-te-vi. Este trabalho tem por objetivo compreender a construção e a difusão da imagem de criança impressa nas páginas da Revista. Os resultados alcançados evidenciam os planos metodistas para estabelecer uma infância civilizada e as práticas empreendidas nessa direção.

Palabras clave : Revista Bem-Te-Vi; Crianças; História da Infância; Imprensa Periódica; Metodismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )