SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue03A infância marcada pelos rituais cívicos nas escolas étnicas do Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CHIOZZINI, Daniel Ferraz. As mudanças curriculares dos ginásios vocacionais de São Paulo: da ‘integração social’ ao ‘engajamento pela transformação’. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.13-44. ISSN 2238-0094.

Este artigo analisa a proposta curricular dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, projeto experimental desenvolvido entre 1961 e 1970. Consideramos a proposição de que os parâmetros legais e teóricos que orientaram o currículo dessas escolas passaram por mudanças significativas ao longo de seus nove anos de existência, tanto devido à construção e à ampliação da experiência quanto às diferenças internas existentes na equipe do Serviço do Ensino Vocacional (SEV), órgão que administrava as escolas. Tais diferenças também estão associadas à conjuntura histórica da década de 1960 e revelam a singularidade da proposta educacional dos Ginásios Vocacionais em relação às mudanças curriculares ocorridas nesse período.

Keywords : História; Escolas Vocacionais; Ginásios Vocacionais; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )