SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03A infância marcada pelos rituais cívicos nas escolas étnicas do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CHIOZZINI, Daniel Ferraz. As mudanças curriculares dos ginásios vocacionais de São Paulo: da ‘integração social’ ao ‘engajamento pela transformação’. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.13-44. ISSN 2238-0094.

Este artigo analisa a proposta curricular dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, projeto experimental desenvolvido entre 1961 e 1970. Consideramos a proposição de que os parâmetros legais e teóricos que orientaram o currículo dessas escolas passaram por mudanças significativas ao longo de seus nove anos de existência, tanto devido à construção e à ampliação da experiência quanto às diferenças internas existentes na equipe do Serviço do Ensino Vocacional (SEV), órgão que administrava as escolas. Tais diferenças também estão associadas à conjuntura histórica da década de 1960 e revelam a singularidade da proposta educacional dos Ginásios Vocacionais em relação às mudanças curriculares ocorridas nesse período.

Palavras-chave : História; Escolas Vocacionais; Ginásios Vocacionais; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )