SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Estado, educación no formal y desarrollo rural. Los Centros de Educación Agrícola (Argentina, 1970-2010).Los dibujos infantiles como fuentes históricasi: perspectivas heurísticas y cuestiones metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MORAES, Felipe Tavares de  e  COSTA, Rafaela Paiva. Educação como sacerdócio: formação de professores no Pará Republicano (1891-1904). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.111-137. ISSN 2238-0094.

O artigo analisa as políticas educacionais destinadas à ‘formação de professores’ no Pará, durante a Primeira República, por meio da concepção político-educacional que orientou a reforma da Escola Normal no Primeiro Governo de Lauro Sodré (1891-1897); e a partir do modelo de ‘bom professor’ presente na revista pedagógica A Escola (1900-1904). Nesse contexto, a ‘formação de professores’ fora uma instância estratégica com vistas a legitimar o novo regime a partir da organização de um arranjo institucional: a reforma da Escola Normal e as prescrições pedagógicas da revista A Escola. Assim, o mestre-escola era o ‘sacerdote’ da causa republicana com a ‘missão’ de garantir a legitimidade das instituições e a formação cívica e política dos futuros cidadãos.

Palavras-chave : Primeira República; Reformas Educacionais; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )