SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue03Educação como sacerdócio: formação de professores no Pará Republicano (1891-1904) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MEDA, Juri. Los dibujos infantiles como fuentes históricasi: perspectivas heurísticas y cuestiones metodológicas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.139-165. ISSN 2238-0094.

Os desenhos infantis constituem uma das categorias de fontes mais escassamente levadas em consideração pelos historiadores. Embora alguns pesquisadores tenham começado a examinar suas possíveis aplicações historiográficas, de fato, ainda há poucos estudos que os adotem como fontes. Este artigo tem por objetivo explicar as razões para tal tendência historiográfica, destacando as suas raízes culturais e materiais, além de analisar as complexas e numerosas questões metodológicas relacionadas com o uso desse tipo de fontes. Sem pretender ser exaustivo, e sem nenhuma intenção reguladora, propõe-se a oferecer alguns elementos básicos, teóricos e práticos, para o uso correto de desenhos infantis como fontes históricas.

Keywords : História da Infância; História da Educação; Desenho; Expressão Gráfica; Imaginário; Infância; Guerra.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )