SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Educação como sacerdócio: formação de professores no Pará Republicano (1891-1904) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MEDA, Juri. Los dibujos infantiles como fuentes históricasi: perspectivas heurísticas y cuestiones metodológicas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.139-165. ISSN 2238-0094.

Os desenhos infantis constituem uma das categorias de fontes mais escassamente levadas em consideração pelos historiadores. Embora alguns pesquisadores tenham começado a examinar suas possíveis aplicações historiográficas, de fato, ainda há poucos estudos que os adotem como fontes. Este artigo tem por objetivo explicar as razões para tal tendência historiográfica, destacando as suas raízes culturais e materiais, além de analisar as complexas e numerosas questões metodológicas relacionadas com o uso desse tipo de fontes. Sem pretender ser exaustivo, e sem nenhuma intenção reguladora, propõe-se a oferecer alguns elementos básicos, teóricos e práticos, para o uso correto de desenhos infantis como fontes históricas.

Palavras-chave : História da Infância; História da Educação; Desenho; Expressão Gráfica; Imaginário; Infância; Guerra.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )