SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue03A história da educação por Thomas Ransom Giles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, José Cláudio Sooma  and  FAVARO, Marta Regina Gimenez. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.169-192. ISSN 2238-0094.

O artigo estabelece interlocuções com as reflexões de outros pesquisadores que, igualmente, elegeram a obra norte-americana A brief course in the history of education, elaborada por Paul Monroe em 1907, como objeto de estudo e a sua escrita como foco de investigação. Nessa medida, problematiza o enfoque enciclopédico adotado, os realces conferidos e os silenciamentos produzidos em relação às experiências educacionais orquestradas no passado. A significativa circulação que esse livro conheceu possibilita as condições para que se possa perscrutá-lo como estimulador para a conformação de determinado modelo narrativo tanto para a produção do conhecimento historiográfico quanto para o ensino das Histórias da Educação.

Keywords : Historiografia da Educação; Ensino de História da Educação; Escritas da História; Paul Monroe; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )