SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03A história da educação por Thomas Ransom Giles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SILVA, José Cláudio Sooma  y  FAVARO, Marta Regina Gimenez. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.169-192. ISSN 2238-0094.

O artigo estabelece interlocuções com as reflexões de outros pesquisadores que, igualmente, elegeram a obra norte-americana A brief course in the history of education, elaborada por Paul Monroe em 1907, como objeto de estudo e a sua escrita como foco de investigação. Nessa medida, problematiza o enfoque enciclopédico adotado, os realces conferidos e os silenciamentos produzidos em relação às experiências educacionais orquestradas no passado. A significativa circulação que esse livro conheceu possibilita as condições para que se possa perscrutá-lo como estimulador para a conformação de determinado modelo narrativo tanto para a produção do conhecimento historiográfico quanto para o ensino das Histórias da Educação.

Palabras clave : Historiografia da Educação; Ensino de História da Educação; Escritas da História; Paul Monroe; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )