SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educaçãoEntre Europa e América: a escrita da história da Educação na Argentina por Lorenzo Luzuriaga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PASCHE, Aline de Morais Limeira. A história da educação por Thomas Ransom Giles. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.193-221. ISSN 2238-0094.

Este estudo pretende compor uma série de investimentos acerca da constituição e organização do campo da História da Educação. Propõe-se a analisar uma experiência particular de escrita cuja autoria é de Thomas Ransom Giles (1937-2009) - norte-americano de nascimento, radicado no Brasil. O livro História da Educação foi publicado pela Editora Pedagógica e Universitária, em 1987. Interessa pensar os recursos arrolados, a operação metodológica, os modelos narrativos com que dialoga e legitima, bem como as representações acerca do Continente Americano (Brasil e EUA) que faz circular em sua obra. É cogente ressaltar o interesse em conjeturar as diferentes experiências envolvidas com a produção desse saber, e em observar os ecos produzidos pela circulação das obras desse autor.

Palavras-chave : Manuais de História da Educação; Historiografia da Educação; Educação Norte-Americana; Educação Brasileira; Sistemas de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )