SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03A história da educação por Thomas Ransom GilesCircuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MENDEZ, Jorgelina. Entre Europa e América: a escrita da história da Educação na Argentina por Lorenzo Luzuriaga. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.223-244. ISSN 2238-0094.

A obra de Luzuriaga, História da Educação e Pedagogia, se distingue por ser um livro publicado na América, mas escrito por um europeu. A partir desse ponto, surge o nosso interesse em analisar as visões de ‘América’ que estão por trás desse livro e, assim, entender como eles se relacionam com a ‘história da educação’ no continente. No entanto, é necessário contextualizar esse texto, publicado originalmente na Argentina. Por um lado, em relação ao autor e à sua carreira como intelectual, professor universitário, autor e editor de inúmeras obras e, por outro, em relação à historiografia da educação na Argentina. Nosso objetivo primordial, nesse sentido, é pesquisar as características do seu trabalho e os olhares sobre a América, com foco nas palavras usadas para nomear o continente ao longo do livro.

Palavras-chave : Manuais de Ensino; Trabalho Editorial; Escrita da História da Educação; Historiografia da Educação Argentina; Representações de América.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )