SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Entre Europa e América: a escrita da história da Educação na Argentina por Lorenzo LuzuriagaHistoriografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

MENEZES, Roni Cleber Dias de. Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.245-267. ISSN 2238-0094.

Com os olhos voltados para a esfera do ensino de História da Educação, especialmente no período entre 1950 e 1990, buscase, com esta proposta, problematizar os regimes de produção, circulação, os usos e a apropriação do livro História da Educação e da Pedagogia de Lorenzo Luzuriaga no Brasil. Nascido na Espanha, Luzuriaga vive na Argentina os últimos vinte anos de sua vida, tendo se dedicado, de modo intenso, após a fixação na América do Sul, a escrever livros de História da Educação. Procura-se, com este texto, explorar os regimes de referência que amparam a elaboração do título supracitado e, complementarmente, o que os condicionantes de produção e circulação dessa obra na Argentina e no Brasil evidenciam a respeito da mirada sobre a escrita da História da Educação desses países.

Palabras clave : Historiografia da Educação; Ensino de História da Educação; Escrita da História; Circulação de Impressos; Lorenzo Luzuriaga.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )