SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Education of children by family in the 19th century: from historiography to a research problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

PIRES, Carlos Manoel Pimenta. A governamentalização de 'almas' católicas: igreja e educação no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.23-50. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.586.

Neste artigo, analisaremos encíclicas papais de dois pontificados da centúria de 1800, propondo-nos demonstrar como que, dentre as várias práticas existentes do catolicismo, a que priorizou a escolarização de base missionária, apostólica e disciplinadora do corpo de religiosos - e, posteriormente, dos fiéis - foi a preponderante, assumindo o papel de regeneradora da igreja e de principal forma de exercício do poder eclesial sobre suas populações na contemporaneidade. Não se trataria de demonstrar a transição automática de uma forma de poder a outra, mas de identificar suas possíveis gêneses e apontar as transformações ocorridas no fortalecimento de uma teologia de características cada vez mais pedagógicas e num enquadramento institucional de que assumia um viés pastoral e ascético.

Keywords : História da Educação; Educação Católica; Michel Foucault; História da Igreja Católica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )