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Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

PIRES, Carlos Manoel Pimenta. A governamentalização de 'almas' católicas: igreja e educação no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.23-50. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.586.

Neste artigo, analisaremos encíclicas papais de dois pontificados da centúria de 1800, propondo-nos demonstrar como que, dentre as várias práticas existentes do catolicismo, a que priorizou a escolarização de base missionária, apostólica e disciplinadora do corpo de religiosos - e, posteriormente, dos fiéis - foi a preponderante, assumindo o papel de regeneradora da igreja e de principal forma de exercício do poder eclesial sobre suas populações na contemporaneidade. Não se trataria de demonstrar a transição automática de uma forma de poder a outra, mas de identificar suas possíveis gêneses e apontar as transformações ocorridas no fortalecimento de uma teologia de características cada vez mais pedagógicas e num enquadramento institucional de que assumia um viés pastoral e ascético.

Palabras clave : História da Educação; Educação Católica; Michel Foucault; História da Igreja Católica..

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