SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A educação da criança pela família no século XIX: da historiografia a um problema de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PIRES, Carlos Manoel Pimenta. A governamentalização de 'almas' católicas: igreja e educação no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.23-50. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.586.

Neste artigo, analisaremos encíclicas papais de dois pontificados da centúria de 1800, propondo-nos demonstrar como que, dentre as várias práticas existentes do catolicismo, a que priorizou a escolarização de base missionária, apostólica e disciplinadora do corpo de religiosos - e, posteriormente, dos fiéis - foi a preponderante, assumindo o papel de regeneradora da igreja e de principal forma de exercício do poder eclesial sobre suas populações na contemporaneidade. Não se trataria de demonstrar a transição automática de uma forma de poder a outra, mas de identificar suas possíveis gêneses e apontar as transformações ocorridas no fortalecimento de uma teologia de características cada vez mais pedagógicas e num enquadramento institucional de que assumia um viés pastoral e ascético.

Palavras-chave : História da Educação; Educação Católica; Michel Foucault; História da Igreja Católica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )