SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A governamentalização de 'almas' católicas: igreja e educação no século XIXEscolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. A educação da criança pela família no século XIX: da historiografia a um problema de pesquisa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.51-81. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.575.

O artigo é parte de uma tese de doutorado em andamento, que tem por objeto de estudo a educação da criança pela família no século XIX, numa região específica, a Província do Paraná. O objetivo aqui é realizar uma discussão historiográfica do tratamento dado a tal fenômeno histórico, em âmbito nacional e internacional, apontando um problema de pesquisa, a partir dela construído. Inicialmente é descrito o caminho percorrido no processo de levantamento historiográfico. Em seguida, efetua-se a análise da produção historiográfica localizada. Ao final, avança-se no diálogo com a historiografia, apresentando-se, a modo de conclusão, um problema de pesquisa, as hipóteses e a tese construídas a partir desta discussão historiográfica.

Palavras-chave : Criança; Família; Educação; Historiografia; Século XIX..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )