SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A educação da criança pela família no século XIX: da historiografia a um problema de pesquisaEscritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 - 1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ANANIAS, Mauricéia  e  BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.83-108. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.602.

Busca-se iluminar os primeiros anos do processo de institucionalização da escola pública da província da Parahyba do Norte, considerando-se a atuação do governo provincial para a criação das aulas de primeiras letras. A partir da análise de fontes como os relatórios de presidentes de província e documentos diversos da instrução, e utilizando-se o conceito de experiência de E. P. Thompson, cotejam-se as ideias veiculadas nesses documentos com os textos de dois regulamentos aprovados em 1849. Conclui-se que tal legislação contribuiu para o estabelecimento da instrução pública primária, bem como os discursos indicaram a preocupação com a disseminação da escola, considerando as famílias dos alunos e os professores alvos da ação reguladora e civilizadora do governo provincial.

Palavras-chave : Parahyba do Norte; Província; Instrução pública Primária; Aulas de primeiras Letras..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )