SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Escolarización en la Provincia de Paraíba do Norte: la organización de la instrucción pública primaria. (1840-1860)El combate a la "degeneración de la raza": discurso educativo para la población en la legislación de la salud pública de Minas Gerais en 1927 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ALMEIDA, Doris Bittencourt  y  GRAZIOTTIN, Luciane Sagrbi Santos. Escritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 - 1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.109-142. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.621.

O estudo apresentado evidencia as memórias de uma professora e tem como objetos de análise o diário íntimo1 de Julia Malvina Hailliot Tavares, escrito entre o final do século XIX até a década de 1930, e o caderno de Zilda Haussen, sua aluna, datado de 1927. Por meio deles foi possível confrontar o pessoal, íntimo e corriqueiro da vida doméstica, com fatos históricos e o contexto educacional de uma época. O diário pessoal é constituído por um tipo de escrita autobiográfica, desse modo a pesquisa considera as distintas dimensões da vida da autora, estabelecendo um paralelo entre vida privada, docência como profissão feminina nos primeiros anos da república e o contexto da educação nos anos finais do século XIX e início do século XX. Por ser representativos de uma época, a relevância de seus escritos também possibilitou um exercício interpretativo das existências de tantas outras mulheres, tantas outras vidas comuns, contemporâneas de Malvina Tavares.

Palabras clave : Diário Íntimo; Memória; Autobiografia; Escrita Privada..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )