SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860)O combate à "degeneração da raça": discurso educativo para a população na legislação da saúde pública de Minas Gerais em 1927 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ALMEIDA, Doris Bittencourt  e  GRAZIOTTIN, Luciane Sagrbi Santos. Escritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 - 1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.109-142. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.621.

O estudo apresentado evidencia as memórias de uma professora e tem como objetos de análise o diário íntimo1 de Julia Malvina Hailliot Tavares, escrito entre o final do século XIX até a década de 1930, e o caderno de Zilda Haussen, sua aluna, datado de 1927. Por meio deles foi possível confrontar o pessoal, íntimo e corriqueiro da vida doméstica, com fatos históricos e o contexto educacional de uma época. O diário pessoal é constituído por um tipo de escrita autobiográfica, desse modo a pesquisa considera as distintas dimensões da vida da autora, estabelecendo um paralelo entre vida privada, docência como profissão feminina nos primeiros anos da república e o contexto da educação nos anos finais do século XIX e início do século XX. Por ser representativos de uma época, a relevância de seus escritos também possibilitou um exercício interpretativo das existências de tantas outras mulheres, tantas outras vidas comuns, contemporâneas de Malvina Tavares.

Palavras-chave : Diário Íntimo; Memória; Autobiografia; Escrita Privada..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )