SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Escritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 - 1930)A trilogia Arithmetica, de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar aritmética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CORREIO, Laerthe de Moraes Abreu Junior  e  CORREIO, Eliane Vianey de Carvalho. O combate à "degeneração da raça": discurso educativo para a população na legislação da saúde pública de Minas Gerais em 1927. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.143-169. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.504.

Este trabalho aborda o discurso biopolítico da legislação presente no Regulamento da Saúde Pública de Minas Gerais em 1927, marcado por determinações educativas para a população. Esse dispositivo expõe as regras e normas sobre o funcionamento do serviço de saúde pública no Estado, inclusive no que se refere ao funcionamento das escolas. Os principais objetivos eram combater doenças e realizar a profilaxia. Dessa forma, era privilegiada a educação da população por meio de normas sanitárias e higiênicas, propagandas, palestras e conferências públicas sobre as causas das doenças e os meios de prevenção e profilaxia. Nota-se no discurso dos legisladores propostas biopolíticas, quais sejam, ações voltadas para o 'bem viver' e o 'como viver' do indivíduo e da população.

Palavras-chave : História da Educação; Saúde e Educação; Regulamento da Saúde Pública de Minas Gerais (1927); Biopolítica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )