SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1To combat the "degeneration of the race": educational discourse for the population in Minas Gerais' public health law of 1927Christian sociology and the thinking of Alceu Amoroso Lima at a catholic school of teacher training in Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de; MESQUITA, Ilka Miglio de  and  NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. A trilogia Arithmetica, de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar aritmética. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.201-234. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.630.

Apresenta-se aqui a análise de uma trilogia Arithmetica. Tais obras circularam por escolas primárias e secundárias do Brasil, no período compreendido entre a segunda metade dos Oitocentos e o início da segunda metade dos Novecentos. Circulação que compreendeu quase um século. Tal análise foca alguns caracteres (roupagens) que proporcionaram a um projeto se materializar, transformando-se em objeto cultural. Dessas roupagens, privilegiar-se-á a metodologia. Ao que tudo indica, essa trilogia disseminou um modo de ensinar aritmética que se configurou, naquele contexto, como inovador e modernizador. Interessa saber: Como o autor pensou o ensino de aritmética? Que 'roupagem' metodológica de ensino ficou denominada inovadora e modernizadora para o ensino de aritmética?

Keywords : Trilogia Arithmetica; Metodologia de ensino da Aritmética; História da educação Matemática..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )