SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1El combate a la "degeneración de la raza": discurso educativo para la población en la legislación de la salud pública de Minas Gerais en 1927La sociología cristiana y el pensamento de Alceu Amoroso Lima en una escuela católica de formación de profesoras en Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de; MESQUITA, Ilka Miglio de  y  NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. A trilogia Arithmetica, de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar aritmética. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.201-234. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.630.

Apresenta-se aqui a análise de uma trilogia Arithmetica. Tais obras circularam por escolas primárias e secundárias do Brasil, no período compreendido entre a segunda metade dos Oitocentos e o início da segunda metade dos Novecentos. Circulação que compreendeu quase um século. Tal análise foca alguns caracteres (roupagens) que proporcionaram a um projeto se materializar, transformando-se em objeto cultural. Dessas roupagens, privilegiar-se-á a metodologia. Ao que tudo indica, essa trilogia disseminou um modo de ensinar aritmética que se configurou, naquele contexto, como inovador e modernizador. Interessa saber: Como o autor pensou o ensino de aritmética? Que 'roupagem' metodológica de ensino ficou denominada inovadora e modernizadora para o ensino de aritmética?

Palabras clave : Trilogia Arithmetica; Metodologia de ensino da Aritmética; História da educação Matemática..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )