SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O combate à "degeneração da raça": discurso educativo para a população na legislação da saúde pública de Minas Gerais em 1927A sociologia cristã e o pensamento de Alceu Amoroso Lima em um colégio católico de formação de professoras em Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de; MESQUITA, Ilka Miglio de  e  NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. A trilogia Arithmetica, de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar aritmética. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.201-234. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.630.

Apresenta-se aqui a análise de uma trilogia Arithmetica. Tais obras circularam por escolas primárias e secundárias do Brasil, no período compreendido entre a segunda metade dos Oitocentos e o início da segunda metade dos Novecentos. Circulação que compreendeu quase um século. Tal análise foca alguns caracteres (roupagens) que proporcionaram a um projeto se materializar, transformando-se em objeto cultural. Dessas roupagens, privilegiar-se-á a metodologia. Ao que tudo indica, essa trilogia disseminou um modo de ensinar aritmética que se configurou, naquele contexto, como inovador e modernizador. Interessa saber: Como o autor pensou o ensino de aritmética? Que 'roupagem' metodológica de ensino ficou denominada inovadora e modernizadora para o ensino de aritmética?

Palavras-chave : Trilogia Arithmetica; Metodologia de ensino da Aritmética; História da educação Matemática..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )