SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A trilogia Arithmetica, de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar aritméticaA Biologia Educacional: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

DAROS, Maria das Dores  e  PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. A sociologia cristã e o pensamento de Alceu Amoroso Lima em um colégio católico de formação de professoras em Santa Catarina. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.235-267. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.634.

O trabalho analisa os princípios sociológicos presentes no debate educacional e na formação de professores no contexto pós-1930, tendo como foco o curso normal do Colégio Coração de Jesus, escola católica localizada em Florianópolis/SC. Em pesquisa ao acervo bibliográfico da instituição, foram localizadas obras afinadas a uma sociologia espiritualista ou cristã, escritas por intelectuais como Alceu Amoroso Lima. Também o conteúdo da revista Pétalas (editada por aquele curso) e a existência do Clube de Sociologia Tristão de Ataíde (pseudônimo de Amoroso Lima) revelam a reação católica à sociologia ('cientificista' e 'naturalista') que então se disseminava, assim como a estratégia de depurar as ideias contrárias aos princípios cristãos.

Palavras-chave : Sociologia; Formação de Professores; Athayde, Tristão de; Santa Catarina..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )