SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A Biologia Educacional: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SETUBAL, Flávia Meneguelli Ribeiro  e  REBOUCAS, Moema Lúcia Martins. Quadrinhos e educação: uma relação complexa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.301-334. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.551.

O objetivo deste artigo é desenvolver uma pesquisa bibliográfica, explicitando os principais fatos históricos que permeiam o surgimento e desenvolvimento das histórias em quadrinhos (HQ), no Brasil e no mundo, propondo um cruzamento dessas informações com períodos específicos da história da educação brasileira, a fim de compreender como se deu o relacionamento entre ambos. Os resultados da análise revelam que, apesar de ter acompanhado o mundo, em seu nascimento, o desenvolvimento das HQ no Brasil se deu tardiamente em relação à Europa, no que se refere à chegada dos quadrinhos ao ambiente acadêmico e escolar, com iniciativas mais significativas, principalmente relacionadas às políticas públicas, apenas nos anos 1990 e 2000.

Palavras-chave : Quadrinhos; Educação; História; Mídia; Escola..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )