SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A Implantação do modelo formal de ensino em Angola (Séculos XV-XX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PERES, Eliane  e  BORGES, Francieli. Relações entre história e literatura: a obra de Cora Coralina e as questões do ensino e dos processos de escolarização no final do século XIX e início do século XX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.23-53. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.676.

Este artigo analisa as interconexões entre a história, a literatura e os modos de ensino e aprendizagem a partir da obra da poeta Cora Coralina (1889-1985). A escritora goiana, em inúmeros poemas e contos, faz referência aos espaços educacionais que frequentou, aos materiais pedagógicos utilizados na escola, a práticas escolares, aos professores e professoras, como aprendeu a ler e a escrever e a influência, em sua vida, dessas memórias. Com essa chave interpretativa, é possível observar alguns aspectos do modo como se ensinava no interior do Brasil nos séculos XIX e XX. Em termos mais específicos, pretende-se, assim, contribuir com a História da Educação e da Escolarização no período em questão, bem como com os estudos que articulam a história e a literatura.

Palavras-chave : Cora Coralina; História da Educação; Escolarização; Séculos XIX e XX.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )