SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A Implantação do modelo formal de ensino em Angola (Séculos XV-XX)Vícios execráveis campanha médica de combate à masturbação e à homossexualidade entre os pensionistas de colégios-internatos (1845-1927) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Intelectuais, instrução e espaço público no Brasil Império: uma análise do pensamento político e educacional de Tavares Bastos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.81-109. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.616.

Neste trabalho, debruçamo-nos sobre o pensamento de Aureliano Cândido Tavares Bastos (1839-1875) relativo à instrução pública, a partir, em especial, de sua apresentação no livro A Província, e as suas consequências na formação de um espaço público no Brasil constituído por elementos mais democráticos. Para tanto, apoiamo-nos nas categorias: intelectual, estruturas elementares de sociabilidade, microclima e de rede para analisar os processos de produção e circulação das ideias desse intelectual sobre mudança, reformas sociais e a constituição do espaço público no Brasil. Tratamos o seu diagnóstico como chave de leitura para entender o papel da instrução e da reordenação do ensino na inserção do país na modernidade. A partir da análise das fontes principais selecionadas, da sua obra e dos seus intérpretes, derivamos daí aspectos relevantes para pensar o lugar da instrução no contexto de circulação de ideias desse período e o papel destas para o sujeito em questão, o qual, do nosso ponto de vista, está fundamentalmente alicerçado na categoria liberdade.

Palavras-chave : Pensamento Educacional; História da Educação; Intelectuais; Instrução Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )