SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Intellectual, education and public space in Brasil Imperial regime: an analysis of Tavares Bastos' political and educational thoughtsThe teaching of reading in the written work of Luiz Gonzaga Fleury, from 1922 to 1936 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CONCEICAO, Joaquim Tavares da. Vícios execráveis campanha médica de combate à masturbação e à homossexualidade entre os pensionistas de colégios-internatos (1845-1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.111-132. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.626.

Este artigo aborda a produção discursiva de médicos a respeito dos perigos da prática da masturbação e da homossexualidade pelos pensionistas de colégios, com o objetivo de compreender aspectos da realidade dos internatos na vida social brasileira. Foram utilizadas como fonte principal teses produzidas por médicos formados nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro no período de 1845 a 1927. Uma característica do discurso médico-higiênico foi a afirmação de que a vida nos internatos exacerbava ou proliferava as práticas da masturbação e da homossexualidade entre os colegiais. Nessa campanha, os facultativos apresentavam orientações higiênicas aos diretores e professores dos internatos, com o intuito de evitar a entrada e a propagação dos 'vícios execráveis' entre os pensionistas.

Keywords : Masturbação; Homossexualidade; Colégios-Internatos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )