SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Intelectuais, instrução e espaço público no Brasil Império: uma análise do pensamento político e educacional de Tavares BastosO ensino da leitura na produção escrita de Luiz Gonzaga Fleury, entre 1922 a 1936 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CONCEICAO, Joaquim Tavares da. Vícios execráveis campanha médica de combate à masturbação e à homossexualidade entre os pensionistas de colégios-internatos (1845-1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.111-132. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.626.

Este artigo aborda a produção discursiva de médicos a respeito dos perigos da prática da masturbação e da homossexualidade pelos pensionistas de colégios, com o objetivo de compreender aspectos da realidade dos internatos na vida social brasileira. Foram utilizadas como fonte principal teses produzidas por médicos formados nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro no período de 1845 a 1927. Uma característica do discurso médico-higiênico foi a afirmação de que a vida nos internatos exacerbava ou proliferava as práticas da masturbação e da homossexualidade entre os colegiais. Nessa campanha, os facultativos apresentavam orientações higiênicas aos diretores e professores dos internatos, com o intuito de evitar a entrada e a propagação dos 'vícios execráveis' entre os pensionistas.

Palavras-chave : Masturbação; Homossexualidade; Colégios-Internatos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )