SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Vicios execrables campaña médica de combate de la masturbación y lo homosexualismo entre los pensionistas de colegios-internados (1845-1927) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. O ensino da leitura na produção escrita de Luiz Gonzaga Fleury, entre 1922 a 1936. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.133-158. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.632.

Este texto pretende apresentar parte da biografia e da bibliografia do professor sorocabano Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), bem como compreender qual concepção a respeito do ensino da leitura aparece marcada nos discursos, publicados em diferentes periódicos, no período de 1922 a 1936. Para tanto, por se tratar de uma pesquisa documental, os estudos apoiam-se na perspectiva da História Cultural, que proporciona à pesquisa um direcionamento do olhar investigativo para representações sobre o ensino da leitura presente nos artigos publicados pelo autor na Revista Nacional, na Revista Educação e no Jornal O Estado de S. Paulo. Por trabalhar diretamente com enunciados escritos, a teoria da enunciação de Bakhtin se mostra um aporte teórico relevante para compreender as questões discursivas de um determinado tempo e lugar. A pesquisa parte da premissa de que os textos podem trazer marcas na estruturação da linguagem, indicando um discurso escrito marcado pela representação e intencionalidade da atividade leitora, que aparecem voltadas para a formação dos professores em relação ao ensino da leitura e da escrita.

Palabras clave : Luiz Gonzaga Fleury; Ensino da Leitura; Representações de Leitura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )