SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Instrução do povo sob a proteção do catolicismo: militância docente e a expansão da escolarização em São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PAIVA, José Maria de. Estado e educação. A Companhia de Jesus: Brasil, 1549-1600. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.169-191. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.791.

O artigo tem por objetivo mostrar a necessidade de rever a abordagem histórica das relações sociais praticadas no século XVI, adequando os conceitos usados ao entendimento que então deles se tinha. Tem por objeto de estudo o significado de educação no Brasil quinhentista/seiscentista. Expõe-se, primeiramente, a representação de mundo então vigente, a ordem se pondo como unidade/universo, o conceito de corpo desenhando a sociedade, a presença divina formatando os entendimentos. Define-se, em seguida, a educação como assimilação dessa forma de representação da ordem. Descreve-se, por fim, o trabalho da Companhia de Jesus, delegada pelo rei para a missão de evangelização do índio, mostrando o colégio e os estudos como expressão ativa dessa educação.

Palavras-chave : Companhia de Jesus; Estado; Educação; Brasil Séc; XVI-XVII.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )