SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Instrução do povo sob a proteção do catolicismo: militância docente e a expansão da escolarização em São PauloUm pintor na Ordem de São Gregório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PINERO SAMPAYO, Maria Fernanda. Evolução e desenvolvimento de escolas religiosas femininas em Espanha. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.221-245. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.793.

Em Espanha, a educação que pode ser definida como privada esteve tradicionalmente nas mãos da Igreja, que serviu a esta tarefa por meio de suas instituições de ensino. As razões para esse domínio estão na tradição católica do país, mas, também, na capacidade dessas escolas em atender a crescente demanda por educação, que surgiu a partir do século XIX, a qual as instituições do Estado pareciam incapazes de satisfazer. Esta circunstância, associada a outras causas, favoreceu a proliferação e consolidação da escola confessional no território espanhol, fundamentalmente em áreas urbanas. Essa foi a opção preferida de um setor social crescente, a classe média que, esmagadoramente, a escolheu para educar seus filhos, especialmente, suas filhas.

Palavras-chave : Educação; Ensino Privado; Ensino Religioso; Educação das Mulheres; As Congregações Religiosas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )