SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Instruções de uso para o livro de Hilda (1902), de João Köpke, aos mestres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

DUARTE, Oscar Daniel. A proposta escolar na Argentina e seus vínculos político-económicos durante as presidências de Bartolomé Mitre e Domingo F. Sarmiento. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.23-52. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3.719.

Este artigo examina a política educacional aplicada durante as presidências de Bartolomé Mitre e Domingo F. Sarmiento. Além disso, explica a orientação social que tentou dar à educação em cada período, bem como os limites da proposta de Sarmiento. Conduzimos uma análise comparando a situação das diferentes províncias, bem como o estudo dos relatórios apresentados pelos ministros que ocuparam o cargo durante as duas presidências. Para isso, abordamos uma análise estatística com base no crescimento orçamental e no material do sistema educativo nacional durante o período; e também um estudo das necessidades não resolvidas. O objetivo é mostrar o impulso dado à educação e as suas fronteiras diante dos cortes no orçamento e na orientação produtiva nacional.

Palavras-chave : Educação; Política Educacional; Orçamento da Educação; Sarmiento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )