SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The school proposal in Argentina and its political and economic ties during the presidencies of Bartolomé Mitre and Domingo F. SarmientoThe role of international congresses in the process of formation of the disciplinary field of education in Argentina (1910-1937) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida  and  SANTOS, Maria Lygia K.. Instruções de uso para o livro de Hilda (1902), de João Köpke, aos mestres. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.53-83. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3.523.

Neste artigo, pretendemos apresentar o livro de Hilda - processo analytico da leitura, com data de 1902, que faz parte do acervo pessoal da família Köpke e que, provavelmente, não foi publicado. Trata-se de uma cartilha manuscrita, criada por João Köpke (1852-1926), com letra e ilustrações de próprio punho. O material é composto por três partes separadas, mas interligadas: O livro de Hilda, o livro das bonecas, instruções para seu uso. Destacamos, neste artigo, aspectos ligados às estratégias de escrita do autor nas Instruções para seu uso, tendo em vista a conformidade de sentidos da leitura pelo leitor previsto (aluno ou professor) quanto ao uso do material e ao método analítico da leitura, entre tantos outros possíveis de serem indagados e revisitados.

Keywords : Cartilha Manuscrita; João Köpke; Formação de Alfabetizadores; Método Analítico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )