SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A proposta escolar na Argentina e seus vínculos político-económicos durante as presidências de Bartolomé Mitre e Domingo F. SarmientoO papel dos Congressos Internacionais no processo de conformação do campo disciplinar da Educação na Argentina (1910-1937) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida  e  SANTOS, Maria Lygia K.. Instruções de uso para o livro de Hilda (1902), de João Köpke, aos mestres. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.53-83. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3.523.

Neste artigo, pretendemos apresentar o livro de Hilda - processo analytico da leitura, com data de 1902, que faz parte do acervo pessoal da família Köpke e que, provavelmente, não foi publicado. Trata-se de uma cartilha manuscrita, criada por João Köpke (1852-1926), com letra e ilustrações de próprio punho. O material é composto por três partes separadas, mas interligadas: O livro de Hilda, o livro das bonecas, instruções para seu uso. Destacamos, neste artigo, aspectos ligados às estratégias de escrita do autor nas Instruções para seu uso, tendo em vista a conformidade de sentidos da leitura pelo leitor previsto (aluno ou professor) quanto ao uso do material e ao método analítico da leitura, entre tantos outros possíveis de serem indagados e revisitados.

Palavras-chave : Cartilha Manuscrita; João Köpke; Formação de Alfabetizadores; Método Analítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )