SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Instrucciones de uso para el livro de Hilda (1902), de João Köpke, a los maestrosJóvenes indígenas en las universidades brasileñas: algunos aspectos históricos e interculturales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SUASNABAR, Claudio  y  CHELI, Verónica. O papel dos Congressos Internacionais no processo de conformação do campo disciplinar da Educação na Argentina (1910-1937). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.84-108. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3.750.

Desde o fim do século XIX emerge, na Argentina e na Europa, um campo disciplinar orientado ao estudo dos fenômenos educativos, estreitamente vinculado ao surgimento dos sistemas educativos nacionais, por um lado, e às demandas de qualificação profissional, por outro. Esse campo se institucionalizará nas primeiras décadas do século XX, tanto no interior quanto no exterior da universidade, mas em estreita relação com o campo de saberes profissionais. Esse processo de conformação da educação como um campo disciplinar supõe, entre outros aspectos, a constituição de redes e circuitos de comunicação (principalmente, revistas e congressos especializados) e a geração de mecanismos de regulação interna da produção de conhecimento e das hierarquias entre os agentes. Os Congressos Internacionais de Educação se iniciam na Europa, focalizando distintas temáticas (a criança, pedagogia, psicologia e filosofia) e nucleando diferentes públicos (professores, funcionários, médicos e intelectuais) em que participariam numerosos especialistas argentinos. Este trabalho constitui uma primeira exploração do papel dos Congressos Internacionais não apenas na emergência desse campo disciplinar mas, igualmente, dos circuitos de difusão e as formas de recepção de saberes pedagógicos.

Palabras clave : Congressos Internacionais de Educação; Conhecimento Educacional; Sistema Educativo; Argentina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )