SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PATROCLO, Luciana Borges; LOPES, Ivone Goulart  e  CRAVO, Regina Lucia Ferreira. Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da Revista da Semana. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.173-200. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.1.

Este artigo aborda os discursos memorialistas acerca dos professores que atuaram no Colégio de Pedro II durante o século XIX. O colégio foi criado em 1837 como parte do projeto do império de constituir uma nacionalidade, em meio à ocorrência da revoltas nas províncias brasileiras. Como corpus documental deste texto foi selecionada a Revista da Semana. A escolha dessa fonte histórica está relacionada ao fato de alguns de seus principais colaboradores terem sido alunos e professores dessa instituição de ensino. Durante as análises foi possível identificar a existência de uma memória monumentalizada sobre esse grupo de docentes, caracterizados como notáveis homens de saber.

Palavras-chave : Professores; Colégio Pedro II; Memória; Imprensa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )