SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3True National Glories: the memory of first generations of teachers at Colégio de Pedro II within the pages of Revista da SemanaLessons and Masters of Music in Colegio Pedro II (1838-1858): counterpoints to the memory of Music Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MENDONCA, Ana Waleska Pollo Campos; SILVA, Fernando Rodrigo dos Santos  and  OLIVEIRA, Paloma Rezende de. A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação?. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.201-228. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.2.

O artigo se origina de uma pesquisa mais ampla sobre a forma como se configurou historicamente o quadro docente do Colégio de Pedro II, ao longo do período imperial. Detém-se, particularmente, sobre o processo de criação de uma nova categoria docente: a 'classe dos repetidores', pela Reforma Couto Ferraz (1854), bem como sobre a sua implementação no colégio, chamando a atenção para os primeiros concursos realizados para a seleção dos repetidores e a trajetória de alguns deles, bem como sobre a polêmica que se travou em torno da legitimidade da sua função. Parte-se da hipótese de que com a criação da classe dos 'repetidores' e dos 'explicadores', pela primeira vez, o Colégio de Pedro II é pensado como um espaço para a formação de professores, uma formação que se dá na prática, vinculada a um professor mais experimentado.

Keywords : Magistério Secundário; Colégio Pedro II; 1854-1876; Classe de Repetidores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )