SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da Revista da Semana'Lições' e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MENDONCA, Ana Waleska Pollo Campos; SILVA, Fernando Rodrigo dos Santos  e  OLIVEIRA, Paloma Rezende de. A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação?. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.201-228. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.2.

O artigo se origina de uma pesquisa mais ampla sobre a forma como se configurou historicamente o quadro docente do Colégio de Pedro II, ao longo do período imperial. Detém-se, particularmente, sobre o processo de criação de uma nova categoria docente: a 'classe dos repetidores', pela Reforma Couto Ferraz (1854), bem como sobre a sua implementação no colégio, chamando a atenção para os primeiros concursos realizados para a seleção dos repetidores e a trajetória de alguns deles, bem como sobre a polêmica que se travou em torno da legitimidade da sua função. Parte-se da hipótese de que com a criação da classe dos 'repetidores' e dos 'explicadores', pela primeira vez, o Colégio de Pedro II é pensado como um espaço para a formação de professores, uma formação que se dá na prática, vinculada a um professor mais experimentado.

Palavras-chave : Magistério Secundário; Colégio Pedro II; 1854-1876; Classe de Repetidores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )