SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The class of repeaters of the Colégio Pedro II: one step in the teaching career or a formation strategy? (1854-1876)The renovated teaching of history by professor Jonathas Serrano at the Colegio Pedro II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

GARCIA, Gilberto Vieira. 'Lições' e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.229-260. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.3.

O tema desse texto será a História da Educação Musical no Brasil, no século XIX. Sua justificativa é apresentar alguns dados que permitam problematizar a 'Memória' consolidada que, comumente, toma esse tema como sinônimo do projeto realizado por Villa-Lobos, com o Canto Orfeônico nos anos de 1930 e 1940, a despeito de quaisquer outras experiências históricas anteriores, contemporâneas e posteriores. Assim, o objetivo deste texto, é trazer, portanto, alguns resultados da pesquisa realizada sobre as 'Lições' e os mestres de música do Colégio Pedro II (1838-1858) como contrapontos que permitam se analisar a importância de seu ensino nas escolas já no século XIX e se pensar sobre a pesquisa da história da educação musical no Brasil.

Keywords : Educação Musical; Colégio Pedro II; Brasil Império; História da Música. História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )