SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3La clase de repetidores del Colegio de Pedro II: ¿un escalón en la carrera docente o una estrategia de formación? (1854-1876)La enseñanza renovada de historia por el catedrático del Colegio Pedro II Jonathas Serrano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GARCIA, Gilberto Vieira. 'Lições' e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.229-260. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.3.

O tema desse texto será a História da Educação Musical no Brasil, no século XIX. Sua justificativa é apresentar alguns dados que permitam problematizar a 'Memória' consolidada que, comumente, toma esse tema como sinônimo do projeto realizado por Villa-Lobos, com o Canto Orfeônico nos anos de 1930 e 1940, a despeito de quaisquer outras experiências históricas anteriores, contemporâneas e posteriores. Assim, o objetivo deste texto, é trazer, portanto, alguns resultados da pesquisa realizada sobre as 'Lições' e os mestres de música do Colégio Pedro II (1838-1858) como contrapontos que permitam se analisar a importância de seu ensino nas escolas já no século XIX e se pensar sobre a pesquisa da história da educação musical no Brasil.

Palabras clave : Educação Musical; Colégio Pedro II; Brasil Império; História da Música. História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )