SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação?O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GARCIA, Gilberto Vieira. 'Lições' e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.229-260. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.3.

O tema desse texto será a História da Educação Musical no Brasil, no século XIX. Sua justificativa é apresentar alguns dados que permitam problematizar a 'Memória' consolidada que, comumente, toma esse tema como sinônimo do projeto realizado por Villa-Lobos, com o Canto Orfeônico nos anos de 1930 e 1940, a despeito de quaisquer outras experiências históricas anteriores, contemporâneas e posteriores. Assim, o objetivo deste texto, é trazer, portanto, alguns resultados da pesquisa realizada sobre as 'Lições' e os mestres de música do Colégio Pedro II (1838-1858) como contrapontos que permitam se analisar a importância de seu ensino nas escolas já no século XIX e se pensar sobre a pesquisa da história da educação musical no Brasil.

Palavras-chave : Educação Musical; Colégio Pedro II; Brasil Império; História da Música. História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )