SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Lessons and Masters of Music in Colegio Pedro II (1838-1858): counterpoints to the memory of Music Education in BrazilThe Teachers of Colégio Pedro II: categories, directions followed and identity aspects (1925-1945) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FREIXO, Andre de Lemos  and  COELHO, Patrícia. O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.261-293. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.4.

Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.

Keywords : Jonathas Serrano; Colégio Pedro II; Ensino de História; História; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )