SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3'Lições' e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no BrasilOs professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FREIXO, Andre de Lemos  e  COELHO, Patrícia. O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.261-293. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.4.

Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.

Palavras-chave : Jonathas Serrano; Colégio Pedro II; Ensino de História; História; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )