SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3La enseñanza renovada de historia por el catedrático del Colegio Pedro II Jonathas Serrano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SOARES, Jefferson da Costa. Os professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.294-321. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.5.

O artigo apresenta resultados de um estudo realizado no âmbito de um projeto de doutoramento que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945, período marcado pelas Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema. Esses aspectos, identificados a partir de pesquisa documental, foram analisados com base nos conceitos de 'Identidade para si' e 'Identidade para o outro', formulados por Dubar (1997), articulados ao de 'Programa Institucional', de Dubet (2002). Identificamos aspectos marcantes da construção de suas trajetórias e argumentamos que os professores do colégio fecharam-se em si mesmos, na tentativa de incorporar privilégios que não se estenderam às demais instituições de ensino secundário.

Palabras clave : Identidade Profissional Docente; Ensino Secundário; Colégio Pedro II.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )