SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SOARES, Jefferson da Costa. Os professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.294-321. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.5.

O artigo apresenta resultados de um estudo realizado no âmbito de um projeto de doutoramento que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945, período marcado pelas Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema. Esses aspectos, identificados a partir de pesquisa documental, foram analisados com base nos conceitos de 'Identidade para si' e 'Identidade para o outro', formulados por Dubar (1997), articulados ao de 'Programa Institucional', de Dubet (2002). Identificamos aspectos marcantes da construção de suas trajetórias e argumentamos que os professores do colégio fecharam-se em si mesmos, na tentativa de incorporar privilégios que não se estenderam às demais instituições de ensino secundário.

Palavras-chave : Identidade Profissional Docente; Ensino Secundário; Colégio Pedro II.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )