SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Educação Hoje: uma revista para o ensino secundário no Brasil da década de 1960 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

QUITZAU, Evelise Amgarten  e  SOARES, Carmen Lúcia. Um manual do século XVIII: culto à natureza e educação do corpo em Ginástica para a Juventude, de Guts Muths. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.23-50. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.540.

Este artigo tem como tema central a educação do corpo em sua relação com a natureza e, como fonte principal de análise, o livro Gymnastik für die Jugend, manual de ginástica publicado em 1793, na Alemanha, pelo pedagogo Johann Christoph Friedrich Guts Muths. Influenciado pelas teorias médicas e pedagógicas vigentes no período e fazendo claras referências à obra O Emílio, de Rousseau, o autor propõe nesse manual a prática de exercícios físicos sistematizados e em meio à natureza, com a finalidade de recuperar a população da degeneração física e moral supostamente decorrente da vida urbana. Tomando como referência as concepções e proposições presentes nesse manual de ginástica, problematizamos a relação entre educação, corpo e natureza.

Palavras-chave : Corpo e Natureza; História da Ginástica; Manuais de Ginástica; Exercícios ao ar Livre; Guts Muths.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )