SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Um manual do século XVIII: culto à natureza e educação do corpo em Ginástica para a Juventude, de Guts MuthsO sistema educativo cabo-verdiano nas suas coordenadas socio-históricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

REVAH, Daniel  e  TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Educação Hoje: uma revista para o ensino secundário no Brasil da década de 1960. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.51-78. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.590.

Neste artigo objetiva-se analisar o modelo de leitura e formação docente, contido na revista EDUCAÇÃO HOJE, publicada pela editora Brasiliense, entre 1969 e 1971. O periódico foi suporte da circulação das práticas das escolas secundárias experimentais, organizadas entre 1950 e 1970. Na análise adota-se a perspectiva da história cultural, enfatizando-se a descrição e análise da fórmula editorial. Analisa-se também o artigo que abre o primeiro número, destacando-se a sua relação com os princípios presentes no editorial inaugural e na fórmula editorial do periódico, mas também tomando-o como exemplo de uma vertente da pedagogização do secundário que essa publicação promove e que é coibida pela abrupta interrupção de suas edições, no período mais repressivo da ditadura militar.

Palavras-chave : Periódico Educacional; Fórmula Editorial; Ensino Secundário; Inovação Pedagógica; Modelos de Leitura e Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )