SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1El sistema educativo caboverdiano en sus coordenadas socio históricasLa Psicología en los programas de la Escuela Regular del Distrito Federal y su adhesión a los proyectos eugenésicos e higiénicos de la Primera República brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VALENTIM, Renata Patricia Forain de; PEREIRA, Bárbara Albuquerque  y  LEITE, Rafael Felipe Pires. A Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos da Primeira República brasileira. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.133-154. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.646.pt.

Nas transformações da sociedade brasileira entre o final do século XIX e início do XX, a Psicologia é apresentada pela Educação como uma base científica que subsidiaria a medição das funções cognitivas e a formação de professores para serem agentes do progresso social. A proposta deste estudo é analisar a presença da Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e também os termos e limites de sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos difundidos na primeira fase republicana brasileira. Na interpretação dos dados, foi utilizada a categoria bakhtiniana de dialogicidade, com base na qual identificamos que os programas estabelecem diálogos de ruptura com o discurso verticalizado da monarquia, porém, paradoxalmente, de apoio ao estabelecimento de novas formas de subordinação social.

Palabras clave : Programas de Ensino; Escola Normal do Distrito Federal; Higienismo; Eugenia; Dialogia.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )